INSÔNIA: SAIBA QUANDO PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL

É comum perdermos o sono quando estamos preocupados ou ansiosos, ou até mesmo quando estamos muito agitados por um bom motivo, no entanto, quando o sono passa a ser afetado de maneira crônica, gerando incapacidade de dormir ou de manter um padrão saudável de sono, passamos a lidar, de fato, com a insônia.


Como a insônia se manifesta?
     Quem sofre deste mal, se vê virando na cama por horas e horas, com a mente inquieta, remoendo pensamentos repetitivos ou repassando o dia ou alguma situação no mínimos detalhes. As horas passam, o dia amanhece e, independente do cansaço, o corpo não se entrega ao sono.
Esses sintomas indicam que a insônia pode ser uma manifestação de algo ainda mais profundo, como depressão ou transtorno de ansiedade. Por isso é importante ficar atento aos sinais para entender a causa deste mal e quando é necessário buscar ajuda de um profissional.


Causas
     Se mesmo com sono, ao deitar na cama, você sente que seu cérebro e seu corpo não desligam, você pode estar sofrendo de insônia. Ela pode ter diversas causas, desde hábitos inadequados, quanto ser causada por questões psicológicas ou físicas, como hipertireoidismo e doenças respiratórias. Além disso, existem hábitos que são conhecidos como inimigos da qualidade do sono, tais como: assistir TV ou usar o computador antes de dormir, consumir bebidas com cafeína, praticar atividades físicas no período noturno, compensar a falta de sono dormindo em horários alternativos, entre outros.


Quais são os problemas causados pela insônia?
     Como sabemos, o sono tem demasiada importância para diversos aspectos da nossa saúde, portanto, dormir mal (ou não dormir) pode trazer grandes prejuízos ao corpo e à mente. Entre as complicações mais graves, estão os problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, prejuízos ao sistema imunológico, piora de dores crônicas, diminuição da libido e perda de memória.


Quando é preciso procurar ajuda?
     Quando dormimos menos do que o necessário, nosso corpo manda sinais de que algo está errado. O sono é restaurador e promove melhoras significativas em nossa saúde física e mental.
Dormir bem, sem interrupções, auxilia na prevenção de algumas doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, exerce influência sobre o sistema imunológico e auxilia a memória no processo de aprendizado . Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração no padrão do sono.
Caso perceba que, mesmo com a mudança de hábitos, seu sono continua prejudicado, é hora de procurar um profissional para investigar as causas da insônia. Como dito, a insônia pode ser causada por distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão.
Portanto, procure um psicólogo ou um psiquiatra e converse abertamente com ele sobre as prováveis causas da insônia. É essencial compreender o seu corpo e a sua mente para recuperar um padrão de sono ideal e restabelecer a saúde plena e a rotina das atividades com ânimo e vigor.

Dr Antonio Viola

Dr Antonio Viola

Médico psiquiatra e psicanalista, graduado em Medicina pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), residência médica em Psiquiatria no Hospital do Servidor estadual de São Paulo (IAMSPE) e formado em Psicanálise para Psicoterapeutas pelo Centro de Estudos Paulista.

Read More